Apesar de ser um país Europeu, com bastantes fatores em comum com o resto dos vizinhos Europeus, a cultura e costumes dos Holandeses é bastante única.
A Holanda é um dos países mais fascinantes, com particularidades engraçadas e divertidas. Um pequeno país onde a cultura e a mentalidade liberal e tolerante faz corar muitos dos seus vizinhos Europeus.
Se você está planeando uma visita á Holanda, fique por dentro desse top 10 da cultura e costumes Holandeses.
1 – As bicicletas
As bicicletas (fietsen) são uma parte inseparável do dia a dia dos Holandeses. O uso das bicicletas é tão vulgar que os Holandeses brincam que para cada holandês, existe no minimo uma bicicleta!
Cidades como Amsterdã, formada por canais, ruas estreitas e pequenas pontes, onde dificilmente veículos motorizados poderiam passar, são o palco de um dos mais interessantes desfiles de bicicletas. E existem de todos os tamanhos, feitios e cores. Bicicletas com cadeirinha para bebê ou carrinho para o cachorro fazem as delicias dos visitantes menos acostumados á cultura da bici.
Se você quer experimentar a cultura holandesa como um local, se aventure a percorrer as ruas da cidade numa bicicleta. É uma forma segura, divertida e barata de explorar a cidade.
2 – Cumprimentar como os Holandeses.
Se você conhecer ou iniciar conversa com os Holandes, vai se apreceber que eles são simpáticos e descontraidos. Porém, não podemos esquecer que para essa cultura, a noção do toque e do espaço pessoal são totalmente diferentes dos povos latinos.
Quando for cumprimentar um Holandês, abraços, beijos e demasiado toque não são bem vindos, e podem até ser considerados má educação. Lembre-se que um aperto de mão é a norma, tanto para homens, mulheres ou crianças. Lembre-se sempre de se apresentar, se estiver num grupo de pessoas e falar a cada uma delas. Em casos mais informais entre familiares e amigos muito próximos, os Holandeses, dão três beijos no rosto.
Quando entrar numa loja, é normal se cumprimentar a pessoa com um simples “olá” ou “bom dia” (goedemiddag). O mesmo tipo de cumprimento se usa quando se entra num elevador com várias pessoas. “tenha um bom dia” (fijne dag nog) ou “adeus” (dag) quando saímos do elevador.
3- Pontualidade
Os holandeses são pontuais e adoram pontualidade. Chegar atrasado, furar encontros, arrumar desculpas poucos credíveis são três comportamentos que vão gerar desconfiança e provavelmente arrasar sua credibilidade.
Se tiver um encontro marcado e por qualquer motivo se atrasar ou não puder comparecer, ligue com antecedência avisando e dizendo a que horas chegará. Dessa forma a outra pessoa poderá organizar o seu tempo de acordo com a mudança de planos.
4 – Rachando a conta
Na sociedade holandesa, homens e mulheres têm o mesmo estatuto, as mesmas responsabilidades e deveres.
Ao contrário da nossa cultura onde muitas vezes se espera que o homem pague a conta, na cultura holandesa, é normal e esperado que o casal rache a conta meio a meio. Quando um grupo de pessoas sai para comer fora, também é normal que cada pessoa pague a sua parte. Isto é considerado um simbolo de independência e igualidade. Por isso e para evitar um momento constrangedor, não espere que a outra pessoa pague a conta sozinho/a e se prepare para pagar a sua parte.
5 – Comer fora
Quando for a um restaurante e quiser chamar o garçon/a garçonete, basta levantar o braço fazendo contato visual ou chamando “ober” (garçon) “Mevrow” (literalmente significa senhora ou garçonete).
Chamar de forma barulhenta ou estalar os dedos é considerado falta de educação.
6 – Batata frita
Um dos snacks mais populares na Holanda é a batata frita. Mas contrariamente aos Ingleses que adoram batata com sal e vinagre, ou os Americanos que se deliciam com o ketchup; os holandeses adoram suas batatas cheias de maionese.
Para pedir batata frita com maionese, basta dizer “Friet met” ou literalmente batata frita com. Mas na verdade existem vários molhos para acompanhar as batatas fritas na Holanda:
Friet speciaal/ patat speciaal – batata frita com maionese, cebola picada e ketchup ou curry.
Friet met satésaus/ patatje pindal – batata frita com molho de amendoim
Patat chillimayo – Batata frita com maionese e chili.
7 – Práticos e pragmáticos
Os holandeses são conhecidos pela forma prática e pragmática de se relacionarem e viverem a vida. Gostam de descomplicar as coisas e são geralmente muito diretos, dando uma opinião honesta e sem rodeios.
Não espere que um holandes tenha vergonha em falar abertamente sobre o que pensa ou de exprimir suas opiniões de forma aberta.
8 – Tolerância e igualdade
Não é segredo para ninguém; os Holandeses são conhecidos pela tolerância, pela sociedade igualitária e não discriminatória. Essa cultura de tolerância, é sem dúvida um dos aspetos que distinguem a Holanda do resto dos seus vizinhos Europeus.
Passeando pelas ruas de Amsterdã, você vai notar que o bairro da luz vermelha é uma parte integrante da cidade, sem que isso seja considerado estranho ou anormal. A legalização da prostituição, como um trabalho como outro qualquer, faz com que essas áreas sejam tranquilas, seguras e mesmo interessantes de visitar. Drogas leves são toleradas e podem ser usadas recreativamente em lugares específicos.
A Holanda é um pais de contrastes, multicultural onde a aceitação e a tolerância dominam.
9 – Café da manhã
De uma forma geral, o café da manhã Holandês não difere muito do resto dos vizinhos Europeus, porém existem alguns produtos que você não vai encontrar em mais nenhum lugar do mundo.
Você pode esperar encontrar pão, geléia, manteiga, leite, chá ou café. Mas uma das coisas que você vai achar engraçado, é o Hagelslag, ou seja, pequenas pepitas de chocolate para polvilhar no pão. Se quiser experimentar essa curiosidade holandesa, não se esqueça de barrar o pão com manteiga antes, ou seus pequenos Hagelslags irão se espalhar por todo o lado. O Hagelslag é geralmente feito de chocolate negro, chocolate de leite ou branco, mas existem também versões coloridas com sabor de fruta.
10 – Atitude pão duro
Os holandeses ganharam a sua fa
Nenhum comentário:
Postar um comentário