quinta-feira, 25 de outubro de 2018

5 coisas que você ouviu falar sobre a Índia… que são verdades!

5 coisas que você ouviu falar sobre a Índia… que são verdades!

Semana passada, publiquei um post muito popular esclarecendo vários mitos falsos que muitos acreditam sobre a Índia.  Mas isso significa que tudo que você ouviu falar da Índia é falso?  Não!  Hoje vou confirmar umas coisas que você provavelmente ouviu falar… que são verdadeiras!
(Se você ainda não leu o post sobre os mitos falsos que muitos acreditam sobre a Índia, sugiro que você leia ele primeiro!)
Já leu sobre os mitos? Então agora as coisas que falam da Índia que não são mitos:

1. Sim, tem vacas nas ruas da Índia.

Talvez você ouviu falar que é comum ver vacas nas ruas indianas – é verdade!
vaca na praia em Goa, Índia
E às vezes nas praias também!
A vaca é sagrada no hinduísmo e pode ir onde ela quiser, sabendo que nenhum motorista vai machucar ou matar ela!  Uma coisa que muitos estrangeiros não sabem é que essas vacas têm donos.  Mas eles deixam as suas vacas andarem soltas na rua para procurar comida, etc.
Os indianos comem muitos laticínios – e sem as vacas, não teriam paneer, gheedahiraitalassi, leite, etc.  Então sempre tem vacas por perto, mesmo no meio da cidade.
Dependendo do lugar, você também vai ver galinhas, cabras, burros, búfalos, macacos, ou outros animais nas ruas durante uma viagem na Índia.  Em alguns lugares, você talvez vai ver camelos (por exemplo, na região do deserto de Rajasthan) ou até elefantes, embora esses últimos dois animais sejam muito menos comuns nas ruas da Índia (e nunca andam soltos como as vacas!)

2. Sim, é verdade que os indianos não usam papel higiênico – eles lavam com água.

E não é só os indianos – lavar com água é o costume na maioria dos países asiáticos, da Turquia para o Japão!
Em muitos banheiros indianos, tem um jato de água perto do vaso para a pessoa se lavar.  Onde não tem o jato, geralmente tem uma torneira do lado do vaso (e um copo grande para encher de água).  Os indianos usam semprea mão esquerda para jogar a água – nunca a mão direita!
Não sou daquelas pessoas que glorificam tudo que fazem no oriente, mas a verdade é que este costume asiático é objetivamente melhor que o nosso costume ocidental em vários sentidos.  Por exemplo, lavar com água é melhor para o meio ambiente, produzindo muito menos lixo – imagina o lixo que bilhões de asiáticos gerariam usando papel higiênico todo dia em vez de água!
E o costume oriental também é mais higiênico!  Lá o povo se banha com água cada vez que utiliza o sanitário.  Muitos indianos até acham nojento a ideia de passar um pedacinho de papel para “limpar” o cocô!  Pense: você não lavaria sua roupa ou seus pratos com papel – precisa de água para realmente limpar bem!
Em lugares na Índia onde tem turistas estrangeiros, os bons hotéis tipicamente fornecem papel higiênico para os seus hóspedes – mas isso é muito raro nos hotéis mais econômicos.  Também não espere achar papel higiênico em banheiros públicos, nem nas casas dos indianos que você vai conhecer nas suas viagens no país – só alguns poucos (mais ocidentalizados) decidiram adotar este costume nosso.  É possível achar papel higiênico para comprar nas cidades grandes do país, e você vai ter que levar um rolo com você se você vai precisar – ou simplesmente pode aprender a se lavar como os asiáticos!

3. Sim, o trânsito de rua na Índia é caótico.

Pensei em colocar aqui um vídeo mostrando como fica o trânsito na Índia na hora do rush em uma rua especialmente lotada e maluca.  Mas não vou – colocarei aqui só um vídeo do trânsito normal, em um dia normal, em uma rua indiana normal:

Bom, a verdade é que alguns que moram na Índia (dependendo de onde eles moram) podem até achar aquela rua muito tranquila!
Mas é basicamente uma rua típica indiana.  Se você quiser ver como fica na hora do rush no centro da cidade, vai ter que comprar uma passagem para a Índia (ou procurar mais vídeos depois no Youtube!)  Mas ao menos dá para ver no vídeo que quem fala que o trânsito na Índia é um caos está falando a verdade – e que até o ato simples de atravessar uma rua é muito diferente na Índia do que você está acostumado no Brasil.

4. Sim, tem muitos mendigos e moradores de rua na Índia.

No post da semana passada, quebrei o estereotipo que “todos os indianos são pobres”.  Mas apesar do fato que as classes média e alta na Índia estão crescendo muito rápido (e o fato que a Índia está entre os países com mais milionários e bilionários no mundo), também é verdade que tem muito mais gente pobre lá que rica.
Quem fizer uma viagem na Índia não vai poder evitar a pobreza.  Vai ver gente morando nas calçadas em muitos lugares.  Vai ver gente morando embaixo de viadutos e ao lado dos trilhos do trem.  Às vezes os mesmos trabalhadores que estão construindo um prédio moderno dormem a noite na calçada do lado da obra.  Infelizmente, é um grande problema no país.  Você não vai ver gente morando em toda rua de toda cidade da Índia, mas vai ver mais que aqui no Brasil.
Também vai encontrar mendigos – inclusive muitos nos lugares turísticos, já que eles sabem que lá vai gente rica do exterior.  Tem mendigos em quase todos os países do mundo, e na Índia tem bastante.
E se você viu o filme Quem Quer Ser um Milionário e quiser saber se é verdade que existe uma “máfia” que machuca crianças para que tenham mais sucesso como mendigos (e que depois essa máfia fica com a maioria do dinheiro que as crianças recebem) – sim, lamentavelmente, isso existe, em Mumbai (onde o filme se passa) e em algumas outras cidades.  É verdade que existe esse tipo de máfia e que machucam crianças para poder ganhar mais.  E quando você vê uma mendiga com um bebê no colo nesses lugares, em muitos casos este bebê não é dela – foi a máfia que deu para ela, porque sabem que ela ganharia mais compaixão (e então dinheiro) com um bebê no colo.  Esses mendigos não ficam com quase nada do que recebem – a máfia pega quase tudo.  Claro que também tem muitíssimos mendigos genuínos na Índia – mas se você viu o filme e só queria saber se é verdade que este horrível fenômeno da “máfia de mendigos” existe, infelizmente existe sim.

5. Sim, a maioria dos casamentos indianos ainda são arranjados.

Com a modernização da Índia, os assim chamados “casamentos de amor” (love marriages) estão ficando sempre mais comuns no país hoje em dia, sobretudo nas cidades grandes.  Mas a verdade é que a grande maioria dos casamentos indianos ainda são arranjados (arranged marriages).  As diferentes pesquisas apresentam porcentagens diferentes, dependendo dos métodos, mas concordam em mostrar que os casamentos arranjados ainda são a grande maioria.
Geralmente são os pais que arranjam os casamentos dos filhos. Estes são sempre com parceiros da mesma religião e de uma casta que eles acham aceitável.  (Leia mais sobre o sistema de castas na Índia aqui.)  A família do parceiro potencial é muito importante; olham não só a casta, mas também a situação financeira, status social, e profissões (sobretudo do noivo e da família dele).  O horóscopo também é muito importante para muitos indianos – não só para investigar se o noivo e a noiva “combinam”, mas também para escolher uma data auspiciosa para o casamento deles.
Uma coisa que dificulta a questão de chegar a porcentagens exatas de casamentos arranjados e “casamentos de amor” na Índia é o crescimento do número de casamentos indianos que não cabem completamente em nenhuma dessas duas categorias.  O que significa isso?
O processo seguinte, por exemplo, está ficando sempre mais comum na Índia: O menino e a menina se apaixonam.  Decidem que querem se casar.  Cada um pede para que os pais “arranjarem” o casamento com o outro.  E os pais do menino se encontram com os pais da menina para que “arranjarem” o casamento (ou não, dependendo do caso!)
Em um país tão diverso como a Índia, tem muitas variações dessa história.  E para quem fizer amizades com uma galera de indianos ocidentalizados nas cidades mais modernas do país, pode até parecer que não existe mais o fenômeno de casamentos arranjados – pois eles pensam no assunto de casamento basicamente como nós.  Mas para a grande maioria da população da Índia, o sistema “tradicional” de casamentos arranjados ainda predomina.
**********
Agora você sabe!  Mas porque confirmei só cinco verdades sobre a Índia hoje – depois de quebrar nove mitos falsos no último post?
É porque muitos daqueles mitos também têm base em alguma verdade… só que as pessoas acabam exagerando!  Sim, tem muitíssima gente pobre na Índia – mas também tem muita gente rica lá, e uma classe média que está crescendo muito rápido.  Sim, tem muitíssimos vegetarianos na Índia – mas a maioria dos indianos não é vegetariana.  E assim por diante.
Um tema que aparece repetidamente aqui no Tudo Índia é que a Índia é um país incrivelmente complexo e diverso.  Tem muita coisa que existe no país em alguma medida ou outra – mas tem quase nada que seria verdade para todos os indianos.  Então, espero que estes dois posts tenham ajudado a esclarecer umas coisas e tirar umas dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário