segunda-feira, 29 de outubro de 2018

As Grandes Navegações

As Grandes Navegações

Por Rainer Gonçalves
Hoje, no mundo, as medidas são mais ou menos padronizadas, mesmo que um país ou outro ainda tenha suas peculiaridades, como galão e polegada nos Estados Unidos. Mas todos os países reconhecem as medidas padrões como litro, metro, etc, mas como fazer essas medidas na época das grandes navegações? E de onde vieram os nomes, como foram inventadas?

Légua - Diziam os portugueses ser o quanto se pode andar em uma hora. Assim a légua terrestre é diferente da légua marítima, já que um navio anda mais em uma hora do que um homem. Além disso, como os navios cada vez foram ficando mais aperfeiçoados e mais rápidos, a légua marítima teve diversos valores no decorrer dos tempos. Já a légua terrestre sempre se manteve, mais ou menos, a mesma. (6.600 metros).


Milhas - A unidade de medida, milha, correspondia a mil passos, essa era a milha italiana. Com o tempo a medida de milha passou a ser 3 vezes maior que essa milha original, assim 3000 passos, ou 1.600 metros.
Nós - Os navegantes desta época não tinham como medir a velocidade em seus navios, não haviam inventado um velocímetro, mas era importante saberem a que velocidade o navio estava. Por isso era prática comum se jogar, das embarcações, uma corda com nós dados a cada tantos metros. Depois de determinado tempo se recolhia a corda e via-se quantos nós haviam entrado na água. Atualmente nó é igual a uma milha marítima por hora.

Caravana ou Cáfila ( coletivo de Camelo ) - É o quanto uma caravana de camelos pode andar em um dia. Essa medida também era difundida na África e Ásia. Corresponde a 8 léguas ou 52 quilômetros. Era uma medida importante pois é exatamente a cada "caravana" que precisaria haver abrigos para os mercados e seus camelos.

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