Porto Seguro
Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Compartilha, com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado,[7] a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1535[1] e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares).[8] É cortado pelo Rio Buranhém.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 146 625[3] habitantes.
História
Por volta do ano 1000, as tribos indígenas tapuias que habitavam a região foram expulsas para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros portugueses à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupiniquins.[9]
“ | E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada. | ” |
Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a que chegaram os navegadores portugueses no atual território brasileiro. Em 22 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro, num local cujo ponto exato ainda é debatido pelos historiadores.
Em 24 de abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. A cidade teve seu primeiro fortim levantado em 1504 por Gonçalo Coelho. Em 1530, quando o comércio com as Índias Orientais enfraqueceu, Portugal passou a se interessar pela nova terra descoberta e veio dela tomar posse. Terra esta que lhe cabia pelo Tratado de Tordesilhas. Na época colonial, Porto Seguro era chamada de Nhoesembé.[10]
Visitar o sítio histórico da Cidade Alta de Porto Seguro é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. São desta época prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação especial.
O passeio histórico pode começar pelo Marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco veio de Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Todo em pedra de cantaria, de um lado está esculpida a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.
Na mesma área, está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Aí estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis - primeira imagem trazida para o Brasil - e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, festejada a 8 de setembro. Para se ter uma melhor ideia de como era a capitania no século de Tourinho e da chegada dos jesuítas, pode-se ler alguns trechos das cartas escritas por Manuel da Nóbrega ou por José de Anchieta, padres da Companhia de Jesus, sobre a região.
Mais adiante, o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nesse prédio, funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento. A igreja da Misericórdia, ou do Senhor dos Passos, de estilo singelo, guarda imagens barrocas, destacando-se a do Senhor dos Passos e a de Cristo crucificado.
Ainda em meio do casario tombado como monumento nacional, se ergue a igreja de são Benedito, ao lado das ruínas da antiga residência e colégio dos jesuítas. A igreja foi construída pelos jesuítas em 1551 e era conhecida como de São Pedro e de Nossa Senhora do Rosário. Do lado oposto, ainda na Cidade Alta, localizam-se a estação rodoviária e o aeroporto
No século XVII, o fortim que havia sido levantado por Gonçalo Coelho foi reforçado.
Geografia
Clima[editar | editar código-fonte]
O clima é sempre quente no verão, com picos de 42 graus centígrados e ameno no inverno, com média de 25 graus e mínimas de 15 graus centígrados.
Nos meses de julho e agosto, a probabilidade de chuvas é maior.
Litoral e praias[editar | editar código-fonte]
O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, com cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de quinhentos metros de largura na sua foz, em litorais norte e sul. O litoral norte possui uma infraestrutura de nível internacional e o litoral sul também está chegando a esse nível. As praias de Porto Seguro são:
- Praia de Mutá
- Praia de Setiquara
- Praia de Taperapuã
- Praia do Cruzeiro
- Praia do Espelho
- Praia do Outeiro
- Praia do Rio da Barra
- Praia do Rio dos Mangues ou Barramares
- Praia do rio Verde
- Praia dos Coqueirais
- Praia dos Nativos
- Praia do Mucugê
- Praia do Sol
Transportes[editar | editar código-fonte]
Aeroviário[editar | editar código-fonte]
O Aeroporto de Porto Seguro foi inaugurado no ano de 1982. Seu terminal de passageiros era bem simples e pequeno (hoje, este prédio é ocupado pelo corpo de bombeiros da cidade). Em 1997, o aeroporto foi reinaugurado, tendo recebido um novo terminal de passageiros, novo pátio de estacionamento de aeronaves e ampliação da pista de pouso para operar com aeronaves de grande porte.
Em 2012, o aeroporto passou por uma reforma geral, quando todas as suas instalações foram ampliadas pela Sinart (administradora do aeroporto) juntamente com o governo federal.
Subdivisões[editar | editar código-fo
Porto Seguro apresenta a seguinte subdivisão administrati
Referências
- ↑ ab «Porto Seguro» (PDF). IBGE. Consultado em 10 de setembro de 2016.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
- ↑ ab «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 23 de setembro de 2018.
- ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil»(PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 7 de agosto de 2013.
- ↑ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). «Perfil do município de Porto Seguro - BA». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Consultado em 4 de março de 2014.
- ↑ ab «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010 à 2015». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 14 de dezembro de 2017.
- ↑ BUENO, E. A Viagem do Descobrimento. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. p.89
- ↑ «Plano Diretor Urbano de Porto Seguro» (PDF)
- ↑ BUENO, E. Brasil: uma história. 2ª edição. São Paulo. Ática. 2003. p. 19.
- ↑ NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. p.26
- ↑ «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 3 de junho de 2009. Consultado em 7 de janeiro de 2011.
- ↑ [1]
- ↑ «"O Baianão a nossa História"». "Site: O Baianão . net". [s.d.]Consultado em 24 de abril de 2017.
- ↑ ab c d «Geminações de Cidades e Vilas Portuguesas». ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses. Consultado em 24 de abril de 2017.
- ↑ «Relações Externas de Setúbal». Câmara Municipal de Setúbal. Consultado em 24 de abril de 2017.
- ↑ ab «Geminação estreita laços entre Porto Seguro e Portugal». Radar64.com. Consultado em 24 de abril de 2017.
- ↑ «Relações Internacionais e Cooperação de Viana do Castelo». Câmara Municipal de Viana do Castelo. Consultado em 24 de abril de 2017.
- ↑ «Cidades Geminadas com Porto Seguro». Consultado em 24 de abril de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário