Irã respeita compromissos de acordo nuclear, segundo agência da ONU
Agência Internacional de Energia Atômica diz em relatório que, até no início de novembro, país não havia enriquecido urânio a níveis proibidos nem efetuado armazenamentos ilegais, cumprindo o estabelecido. Anúncio foi feito uma semana depois de EUA restabelecerem sanções.
Uma tocha de gás em uma plataforma de produção de petróleo nos campos de petróleo de Soroush é vista ao lado de uma bandeira iraniana no Golfo Pérsico, no Irã — Foto: Raheb Homavandi/File Photo/Reuters
O Irã continua respeitando os compromissos do acordo nuclear alcançado em 2015 com as grandes potências, afirmou a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) em um relatório trimestral publicado nesta segunda-feira (12), uma semana depois da entrada em vigor de novas sanções americanas contra Teerã.
A agência da ONU confirma especialmente que, no início de novembro, o Irã não havia enriquecido urânio a níveis proibidos nem efetuado armazenamentos ilegais, conforme as disposições deste texto cujo objetivo é garantir que o país não esteja se equipando com a bomba atômica.
Este anúncio é feito depois que Washington restabeleceu, em 5 de novembro, as sanções que haviam sido suspensas após o acordo, do qual os Estados Unidos saíram de forma unilateral em maio.
Washington está realizando uma campanha de "pressão máxima" contra a República Islâmica para impor um acordo mais severo do que o negociado com a administração Obama.
A série de sanções restabelecida pelos Estados Unidos concerne, sobretudo, os setores petroleiro e financeiro, cruciais para este país que depende dos hidrocarbonetos.
Apesar da retirada dos Estados Unidos, os outros signatários do texto de 2015 (França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) se comprometeram a fazer todo o possível para preservar o acordo e evitar que o Irã saia dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário