Blog Prodiet
01/06/2015
Idosos: alimentação saudável x expectativa de vida
O processo de envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, sendo influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos, são alternativas importantes que auxiliam no envelhecimento ativo.
Expectativa de Vida
Na maior parte do mundo, as mulheres vivem, em média, quatro anos a mais que os homens. No Brasil, a expectativa de vida é de 68 anos para os homens e 75 anos para as mulheres.
Bons hábitos são determinantes para um envelhecimento saudável. Existe também a preocupação da própria pessoa idosa que deverá assumir atitudes positivas que a conduza para a promoção do bem-estar, conforto e maior qualidade de vida. Entre essas atitudes, está a alimentação saudável.
Graças ao avanço da medicina e do desenvolvimento de novas tecnologias, hoje é possível controlar inúmeras doenças com medicações e procedimentos médicos. Porém, muitas destas conquistas apenas prolongam a vida sem acrescentar qualidade ao período adicional. Para envelhecer com saúde e qualidade de vida, a alimentação deve ser variada e equilibrada, harmônica em quantidade e qualidade, além de naturalmente colorida. Para manter corpo, mente e espírito em equilíbrio é importante estabelecer rotinas saudáveis.
Neste contexto, gostaríamos de compartilhar um artigo muito pertinente que trata sobre a Alimentação Saudável na Experiência de Idosos. O objetivo deste material é que ele possa auxiliar nas reflexões sobre o tema. A partir dessas considerações, acreditamos ser possível enriquecer a noção de alimentação saudável e sua promoção, agregando efetivamente elementos relacionados à saúde dos idosos, enquanto projetos de vida e de felicidade.
Mesmo que a genética influencie em 25% no modo como as pessoas envelhecem, não existe uma fórmula mágica ou fonte da juventude que combata o processo de envelhecer. Aliar boa alimentação com atividades físicas é de longe uma das melhores atitudes para que o idoso possa gozar de uma vida repleta de saúde, além dos check-ups periódicos, claro. Celebrar a vida estabelecendo relações sociais positivas e conscientes com os familiares, dar boas risadas, ter autonomia e um efetivo suporte social contribuem para a promoção do bem-estar do idoso, influenciando diretamente numa melhor qualidade de vida.
Fontes de Pesquisa:
Organização Mundial da Saúde
Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário