Sal com ureia pode ter sido a causa da morte do gado na Fazenda Pica-pau em Tanhaçu
A ureia é utilizada como aditivo alimentar para ruminantes com o intuito de fornecer uma fonte protéica de baixo custo, além disso, seu uso possibilita o consumo de forragens de baixa qualidade. A substância funciona como uma fonte de amônia para as bactérias do rúmen. Entretanto, deve-se ter muita cautela durante sua utilização devido ao alto risco de intoxicação, que pode apresentar um quadro agudo e muitas vezes ocasiona a perda do animal.
Essa explicação, pelo menos até o momento, pode ser a mais óbvia para explicar o mistério da morte de 68 cabeças de gado na Fazenda Pica-pau, zona rural do município de Tanhaçu, localizado na região sudoeste.
Segundo contatos feitos pelo 97NEWS, outra possibilidade seria o botulismo, mas, o proprietário garante que os animais estavam todos devidamente vacinados, o que afasta temporariamente esta hipótese. Ainda segundo as informações a causa mais provável foi a ureia misturada ao sal, que deve ter molhado e com isso a reação foi a intoxicação. O laudo oficial dos veterinários deverá ser emitido nos próximos dias, mas não foi dado um prazo para isso, pois vários exames terão que ser feitos em laboratórios em Salvador.
Os criadores da região estão assustados, porque os prejuízos podem ser grandes, no caso da Fazenda Pica-pau, foram calculados em cerca de R$ 100 mil. Ontem mesmo os animais foram todos enterrados seguindo as normas sanitárias. Também será feita uma análise da ração para confirmar a hipótese.
Fonte: 97 News
Nenhum comentário:
Postar um comentário