segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Lulu Santos chora ao ser pedido em casamento durante show
Lulu Santos chora ao ser pedido em casamento durante show
Fenômeno halo solar é visto por moradores de Sousa, no Sertão da PB
Fenômeno halo solar é visto por moradores de Sousa, no Sertão da PB
Senador muda domicílio eleitoral para concorrer a prefeitura de João Pessoa
Luiz Lindbergh Farias Filho ganhou fama como líder estudantil. Em 1992, obteve destaque no cenário nacional quando, enquanto presidente da União Nacional dos Estudantes, tornou-se um dos principais líderes do movimento estudantil dos caras-pintadas contra o então presidente Fernando Collor de Mello (com quem, após se tornar político, se aliou. Lindbergh cursou medicina e direito, mas nunca chegou a concluir nenhuma graduação.
Após sair do movimento estudantil, foi eleito deputado federal por dois mandatos. Também foi eleito e reeleito prefeito do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Em 2010, elegeu-se senador pelo Rio de Janeiro.
Em 2014, concorreu ao governo do Rio de Janeiro pelo PT, ficando em quarto lugar, com dez por cento dos votos válidos. Em 2018, tentou a reeleição ao Senado mas ficou em quarto lugar e não foi eleito.
Polêmica Paraíba
SUL DA BAHIA: BARRAGEM DE REJEITOS DA MIRABELA,COLOCA EM RISCO POPULAÇÃO DO BAIXO VALE DO RIO DAS CONTAS
A ativista ambiental e diretora do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, afirmou, em seu perfil no Facebook, que a população da região sul da Bahia, deve sim ficar bastante preocupada ante o risco de contaminação com resíduos tóxicos provenientes de uma barragem de rejeitos de mineração.
Só que, afirma ela, não trata-se da lama tóxica da mineradora Samarco, e sim, da Mirabela, que extrai níquel na região entre Ipiaú e Itagibá, e mantém por lá uma barragem de rejeitos de mineração, a cerca de 1km de distância do rio de Contas.
De acordo com Socorro, em 2014, o Departamento Nacional de Produção Mineral fez uma análise de risco das barragens de mineração no Brasil, e concluiu que o complexo de mineração Santa Rita da Mirabela, em Itagibá, está classificada como C – risco moderado. Essa, afirma Socorro, é a mesma classificação da barragem que rompeu em Mariana-MG e matou o rio Doce.
“Caso essa barragem se rompa, como aconteceu em Mariana-MG, nosso rio e nosso litoral estariam condenados”, alerta a ativista.
Socorro ainda afirma que, desde 2011, a ONG de Ipiaú, Papamel, denuncia que a Mirabela não estava cumprindo as condicionantes impostas para operação da mina de níquel, a maior da América Latina.
Temendo uma tragédia ambiental com proporções devastadoras para a região, alguns setores da sociedade civil de Itacaré, município onde o rio de Contas desemboca, e localidade que seria totalmente atingida com o rompimento da barragem da Mirabela, já está se mobilizando vias redes sociais (Veja aqui!), alertando a população da região e de todo o estado, e cobrando ações urgentes e imediatas por parte dos poderes políticos locais. “Mariana pode ser aqui, caso não lutemos”, enfatiza Socorro. (Ilhéus 24h)
domingo, 27 de janeiro de 2019
Notícias ao Minuto 1º dia de Battisti na prisão tem visita de advogado e médico Ansa
O italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos, cumpriu seu primeiro dia de pena nesta terça-feira (15), no centro de detenção de Oristano, na Sardenha.
Battisti recebeu a visita do seu novo advogado, Davide Steccanella, que tem um escritório em Milão, é especialista no período dos Anos de Chumbo na Itália e já defendeu outros acusados de terrorismo e associação mafiosa. O advogado chegou por volta do meio-dia local (9h de Brasília), mas não quis dar declarações à imprensa. Battisti ainda visitado por um médico e por um educador na prisão.
Battisti deu entrada na prisão de Massama, em Oristano, na tarde de ontem (14). Ele voltou à Itália após 37 anos, deportado da Bolívia, após ser preso em Santa Cruz de la Sierra um mês depois de ter fugido do Brasil, quando o então presidente Michel Temer assinou sua extradição em 14 de dezembro. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, Battisti teria dito, logo ao chegar à prisão, que "estava doente". "Por favor, me diga em qual parte do mundo eu estou? Agora tudo acabou. Tenho 64 anos, estou doente, mudei", teriam sido as primeiras palavras do italiano em Oristano.
Ao longo do trajeto de Roma a Oristano, o italiano também teria solicitado uma foto de um de seus filhos. O italiano foi condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando era membro do grupo de extrema esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele foi sentenciado à prisão perpétua, mas fugiu do país e passou anos vivendo na França, no México e no Brasil, onde chegou a receber asilo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (ANSA)
_________
Vídeo: Trump paga pizza e hambúrgueres na Casa Branca (Via AFP)
00:24
01:15
Trump paga pizza e hambúrgueres na Casa Branca
BBC News China anuncia primeiro nascimento de broto de planta na Lua da história
As sementes levadas para a Lua pela missão chinesa Chang'e-4 germinaram, informou a CNSA, agência espacial chinesa.
É a primeira vez que qualquer material biológico cresce na Lua, sendo um marco importante para a exploração espacial de longa duração.
A Chang'e 4 é a primeira missão a pousar e explorar o lado escuro da Lua, aquele que nunca foi visto do nosso planeta, por estar posicionado de costas para a Terra.
A sonda não-tripulada aterrissou no lado oculto da Lua no dia 3 de janeiro, equipada com instrumentos para analisar a geologia da região.
Já foram cultivadas plantas na Estação Espacial Internacional antes, mas nunca na Lua.
A capacidade de plantar no satélite será fundamental para missões espaciais de longa duração, como uma viagem a Marte, que levaria cerca de dois anos e meio.
Isso significa que os astronautas poderiam colher seus próprios alimentos no espaço, reduzindo a necessidade de voltar à Terra para reabastecer.
A sonda chinesa que pousou na Lua transportava sementes de algodão e batata, leveduras e ovos de mosca-das-frutas.
As plantas estão em um recipiente lacrado a bordo da sonda. As culturas vão tentar formar uma "minibiosfera" - um ambiente artificial e autossustentável.
Nesta terça-feira, a imprensa estatal chinesa informou que as sementes de algodão começaram a brotar.
O Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista, tuitou uma imagem da semente germinada, dizendo que ela marca "a conclusão do primeiro experimento biológico da humanidade na Lua".
Para Fred Watson, do Observatório Astronômico da Austrália, esta é "uma boa notícia".
"Isso sugere que pode não haver problemas intransponíveis para os astronautas no futuro ao tentar cultivar suas próprias plantações na Lua em um ambiente controlado", afirmou Watson à BBC.
"Eu acho que certamente há um grande interesse em usar a Lua como plataforma, principalmente para voos para Marte, porque é relativamente perto da Terra", avalia Watson.
O professor Xie Gengxin, responsável pelo experimento, foi citado no jornal South China Morning Post:
"Nós levamos em consideração a sobrevivência futura no espaço."
"Aprender sobre o crescimento dessas plantas em um ambiente de baixa gravidade nos permitiria estabelecer as bases para a futura criação de uma base espacial", acrescentou Gengxin.
Segundo ele, o algodão pode eventualmente ser usado para roupas, enquanto as batatas podem ser uma fonte de alimento para os astronautas, e a colza para produção de óleo.
A agência de notícias chinesa Xinhua afirmou que as sementes foram "adormecidas", por meio de tecnologia biológica, durante a jornada de 20 dias da Terra à Lua.
Eles só começaram a crescer quando o centro de controle da missão enviou um comando para a sonda regar as sementes.
Ainda de acordo com a Xinhua, a sonda tirou cerca de 170 fotos até agora que foram enviadas de volta à Terra.
Na sexta-feira, o programa chinês de exploração espacial divulgou várias imagens, incluindo fotos panorâmicas do local de pouso, assim como vídeos da aterrissagem.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
________________________________________
Galeria de Fotos: Melhores destinos para amantes do espaço
Slide 1 de 15: Landscape showing trees against magical and starry night sky full of stars
1/15 SLIDES © pixelparticle/Getty Images
Assinar:
Postagens (Atom)