quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Poder360 Entidade indígena pede que Funai permaneça no Ministério da Justiça


Entidade indígena pede que Funai permaneça no Ministério da Justiça

Lauriberto Brasil
Entidades indígenas tentam reunião com a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro © Sérgio Lima Entidades indígenas tentam reunião com a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro
A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) entregou, nesta 5ª feira (6.dez.2018), 1 documento com demandas à equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro.
Entre as reivindicações estão a permanência da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Ministério da Justiça e a demarcação das terras indígenas. Leia a íntegra.
Representantes de todos os Estados brasileiros foram ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), de Brasília,  sede da equipe de transição. Dois integrantes da entidade entraram no prédio onde a equipe de Bolsonaro se reúne e protocolaram o documento.
Assista à chegada deles ao CCBB:
Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de Privacidade)
“Manter a Funai vinculada ao Ministério da Justiça e fortalecida, isto é, com a dotação orçamentária necessária para o cumprimento de sua missão institucional de promover os direitos dos nossos povos, principalmente no relacionado à demarcação e proteção das terras indígenas”, consta em trecho das solicitações.
O porta-voz da Apib, Kretã Kanyngang, disse que Sérgio Moro deve atender os direitos reivindicados pelos povos indígenas caso se confirme como gestor da Funai.
“Eu não juro o que eu não cumpro e ele é 1 homem da Justiça. Ele jurou cumprir a Justiça, temos direito constitucional, conhecemos nossos direitos e não vamos  cobrar nada que não está na Constituição. Ele vai ter de cumprir dentro do juramento que fez quando se tornou juiz”, declarou.
Bolsonaro e os ministros Onyx Lorenzoni e Sérgio Moro proferiram nesta semana declarações conflitantes sobre o destino do órgão em 2019.
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, negou nesta 3ª feira (4.dez) que a Funai ficará subordinada ao Ministério da Agricultura. Segundo o militar, a fundação poderia ir para a pasta de Cidadania, que será chefiada por Osmar Terra.
Também na 3ª, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que a Funai (Fundação Nacional do Índio) pode permanecer sob o Ministério da Justiça
Na 2ª (3.dez), o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, falou sobre a possibilidade de a fundação ficar submetida à Agricultura a partir de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário