FACULDADE REGIONAL DA
BAHIA
CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
REGIVALDO JOSÉ DE SOUZA
METODOLOGIA
DE TREINAMENTO DESPORTIVO PARA AUMENTO DE RENDIMENTO DOS ATLETAS DE FUTEBOL
Salvador
2012
REGIVALDO
JOSÉ DE SOUZA
METODOLOGIA
DE TREINAMENTO DESPORTIVO PARA AUMENTO DE RENDIMENTO DOS ATLETAS DE FUTEBOL
Artigo de apresentado ao Curso Bacharel
em Educação Física, Faculdade Regional da Bahia UNIRB, como requisito Final
para obtenção do grau de Bacharel em Educação Física.
Orientador (a) Cristiano Pitanga
Salvador
2012
Souza,
Regivaldo José. Futebol: Metodologia de
Treinamento Desportivo para Aumento de Rendimento dos Atletas de Futebol. 21 p,
2012. Artigo – Faculdade Regional da Bahia- (UNIRB) Salvador, 2011.
Resumo
Na China Antiga, por volta de 3000 A.C, os
militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. No
Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém
se chamava Kemari. Só quem participava desse jogo era os intregantes da corte
do Imperador Japonês e o campo 200 metros quadrados, a bola era frita da
fribras de bambu entre as regras contrato físico era proibido, cada equipe
tinha 8 jogadores. Na Grécia antiga por volta do século I A.C. cada equipe
tinha 9 jogadores e a bola era de bexiga boi cheia de aréia, já na cidade Gréga
chamada Esparta as equipe tinha 15 jogadores de cada lado e o campo era maior,
os praticantes poderia ucar soco pontapés rasteiras entre outros. Na Itália
também tinha um jogo paricido com futebol Gioco Calcio chego na Inglaterra no
século XVII, Foi na Inglaterra que jogo ganho regras diferentes e ganho também
organização, o campo media 120 por 180 metros. No Brasil a primeira bola chego
em 1894, e a primeira partida foi 1895.
Pensando numa equipe de bom porte técnico, o treinamento objetiva chegar
ao máximo de todas as valências que são exigidas no desporto, como por exemplo,
o condicionamento físico e técnico. O treinamento específico deve
ser adotado para melhora das valências do desporto. É justamente este tipo de
treinamento que permite o aperfeiçoamento da técnica do movimento do esporte,
efetuando as provas ou partidas de maneira mais eficiente e com o maior índice
de rendimento possível. Nos dias atuais é impossível qualquer tipo de esporte
consegui montar sua planilha de treinamento, logo de início temos o Princípio
da Individualidade Biológica, Principio da Sobrecarga, Principio Específicidade,
Princpio de Adaptação, Principio Reversibilidade,Principio Variabilidade.
ABSTRACT
In ancient China, around 3000 BC, the Chinese military practiced that
was actually
a military trainer. In Ancient Japan, was created a sport very similar to
football today but was called Kemari. Only those who participated in that game
was the integrates the court of the Emperor and the Japanese field 200 square
meters, the ball was fried firebrats of bamboo between the rules physical
contract was prohibited, each team had 8 players. In ancient Greece around the
first century BC each team had 9 players and the ball was ox bladder filled
with sand, as in the Greek city called Sparta the team had 15 players on each
side and the field was larger, practitioners could UCAR punch kicks sweeps
among others. In Italy also had a game Gioco Calcio football paricido to arrive
in England in the seventeenth century, was England who won match different
rules and also gain organization, the field average 120 per 180 meters. In
Brazil the first ball arrive in 1894, and the first game was 1895. Thinking of
a team of technical good size, the training aimed to reach the maximum of all
the valences that are required in sports, such as physical conditioning and
technician. Specific training should be adopted to improve the valences of
sport. It is precisely this type of training that allows the development of the
technique of the sport movement, making the evidence or departures more
efficiently and with the highest yield possible. Nowadays it is impossible to
get any kind of sport riding your spreadsheet training, early on we Principle
of Individuality Biological Principle of Overload, Specificity Principle,
principle of adaptation, Reversibility Principle, Principle variability.
INTRODUÇÃO
Pesquisadores
concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta
do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado
e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas
seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro
e enchida com ar (FIFA, 2009). A
primeira cidade da Itália onde surgiu uma versão do futebol foi Florença e
depois veio outra versão mais aceita na atualidade: a de que o futebol chegou
ao país através de comerciantes ingleses na cidade de Gênova. Com o tempo, a
modalidade passou a ser praticada também em Turim e em Milão. E no século XVII
o futebol chegou na Inglaterra, foi lá que este esporte tão apaixonante, tomou forma e ganhou as primeiras
regras.
Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove
anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao
Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de
regras. O primeiro jogo no futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de
1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Foi
entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O
primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC),
fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por
pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol
(FIFA, 2009). Os treinamentos para melhorar o desempenho dos atletas de futebol
são: cabeceio, drible, marcação,
finalização, finta, domínio e condução de bola.
O treinamento específico deve ser adotado para melhora das valências do
desporto. É justamente este tipo de treinamento que permite o aperfeiçoamento
da técnica do movimento do esporte, efetuando os treinos ou partidas de maneira
mais eficiente e com o maior índice de rendimento possível, para que possa
atingir o máximo de sua performance, deve treinar os movimentos o mais próximos
da competição. Na grande maioria das equipes desportivas, existem dois tempos
de treinamento em pelo menos dois dias da semana. Não existe um padrão para a
quantidade de treinamento e este varia muito de desporto para desporto. No
futebol, geralmente pela manhã ocorre um treinamento físico e à tarde um
treinamento técnico.
Na
maioria das equipes desportivas, atualmente, existe o treinamento físico e
técnico, que ocorre em tempo integral, onde não existe um padrão para a
quantidade de treinamento, variando de atleta para atleta. A flexibilidade é uma qualidade física
evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo num
determinado sentido e que depende tanto da mobilidade articular como da
elasticidade muscular. Os exercícios exigem um músculo estirado ou em extensão,
que deve ser máxima, desde a sua origem até o seu ponto de inserção. VaLências
físicas depende o esporte que o individuo prática tem treinamento de flexibilidade, força
dinâmica, força estática, força explosiva, resistência anaeróbia, resistência
aeróbia, velocidade de movimentos, velocidade de reação, agilidade, coordenação
(SARGENTIM
2010) .
Nos dias atuais é impossível qualquer tipo de esporte
consegui montar sua planilha de treinamento, logo de início temos o Princípio
da Individualidade Biológica: Os treinamentos, melhorar desempenho dos atletas Pessoas
diferentes, têm respostas diferentes ao estímulo de treinamento; Principio da
Sobrecarga: Portanto, a sobrecarga deve ser observada diante do treinamento
direcionado. Para assim obtermos maior resultado dentro do esporte praticado;
Princípio da Especificidade: Por exemplo: para desenvolver o máximo de
condicionamento físico no futebol, o treinamento deve ser feito de acordo com
as características do futebol; Principio Reversibilidade: Esse é o princípio do
treinamento mais cruel, pois se faltar estímulo, você perde condicionamento
rapidamente. Quanto mais treinado o indivíduo, maior é a perda pela falta de
uso; Princípio da Variabilidade: Quando se varia o volume, intensidade e estilo
de treino; Princípio da Progressão: A sobrecarga deve aumentar de maneira
gradual e sistemática, a fim de dar tempo para as adaptações fisiológicas e
evitar lesões ou fadiga; Princípio da Adaptação: Com a atividade física o corpo
se adapta ao esforço e sobrecarga adicional aumentando sua força ou função (FORTALEZA,
2001). Este princípio é importantes para qualquer esporte que o individuo este
participando, os princípios tem que ser escutado de acordo com cada esporte que
o individuo esta prática.
O
período pré-competitivo é o que antecede o início da ou das competições. Para
Zakharov (2003) é nesse período em que se desenvolve o estado do atleta e é
possível eliminar os pequenos defeitos na preparação do mesmo. Ou seja, um
período onde se desenvolvem as capacidades bimotoras importantes para esse
determinado atleta e onde ainda é possível avaliar e corrigir possíveis falhas.
Acredita-se que o tempo necessário para uma boa preparação é em torno de 8
semanas (Weineck, 2000). Este período serve para o treinador aprimora as
deficiências dos seus atletas, trabalho as partes em que os atletas tem mais dificuldades.
De acordo com o modelo sugerido por Forteza
(2001), o volume de treino destinado às capacidades determinantes é sempre
superior ao das capacidades condicionantes, variando apenas a razão entre elas,
de acordo com o tempo disponível. Como não havia condições de se orientar o
treinamento para uma determinada capacidade (em bloco) ou trabalhar da maneira
tradicional (Curva Volume X Intensidade) procurou-se selecionar o que seria maior
de idade importância para o decorrer do treinamento. De acordo com o autor o
volume de treino sempre será superior a capacidade do condicionamento dos
atletas. Diante disso este trabalho tem como objetivo demostrar a importância
do treinamento desportivo para aumento de rendimento físico em atletas de
futebol.
CAMINHOS
METODOLÓGICOS:
Este estudo se caracteriza por uma
pesquisa exploratória bibliográfica que se concretiza a partir dos seguintes
passos:
• Realização
de levantamento bibliográfico sobre o objetivo de investigação;
• Elaboração
do portfólio referente ao objetivo de investigação;
• Realização
de leituras e fichamentos;
• Realização
de sínteses e organização de relatórios de pesquisa sobre o
Objetivo;
• Discussão
de dados e elaboração de texto final da monografia;
• Exposição
da monografia a uma banca da UNIRB.
TREINAMENTO DESPORTIVO
E SUAS APLICABILIDADES
Treinamento
desportivo como estrutura lógica é a organização para a aplicação dos métodos
científicos de treinamento, que visam por meio de mecanismos pedagógicos,
atingir o mais alto rendimento humano, nos aspectos e características técnicas,
físicas, psicológicas, sociais e espirituais do indivíduo ou equipe. O treinamento, já aceito há algum tempo como
ciência, tem sua posição
científica
reforçada com referências consideradas essenciais para todos os que buscam o
alto rendimento atlético". Tubino ; 1979. Toda e qualquer atividade
necessita de normas para uma conduta racional de aplicação. No caso do
treinamento desportivo e musculação particularmente, algumas normas e regras
foram sendo criadas ou desenvolvidas com base em princípios relacionados com a
constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados
(FORTALEZA, 2001). O objetivo é de envolver os atletas em
uma aplicação do métodos ciêntificos de um programa de treinamento para o alto
de rendimento e força do musculo,
trabalhar para um movimento específico.
Os
princípios do treino desportivo são basicamente seis e abaixo escalonados. Há
diferenciações pessoais de autores que lidam com o treinamento, afirmando ainda
mais a necessidade de aprofundamento nos meios teóricos para o controle prático
dos treinos. É comum o surgimento de subdivisões dentro de algum dos princípios
do treinamento, situação esta que será visualizada em alguns parágrafos abaixo.
Principios específicos da musculação A
musculação possui particularidades no momento da aplicação prática dos
trabalhos, que estão sempre vinculadas aos princípios do treinamento
desportivo. O treinamento
desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano,
adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma física do
indivíduo. Ações motoras
constituem um meio integrante e específico da preparação do atleta. Em cada
ação motora distingui-se movimentos isolados. Os princípios do treino neste
caso são singularmente aplicados de maneira mais qualificada e, encampando
basicamente a individualidade biológica, a sobrecarga* e a especificidade dos
movimentos. A estruturação das seqüências de exercícios, tornou-se um conceito
paralelo e considerado, como sendo um principio do treinamento exclusivo dos
trabalhos contra resistência. Os Princípios do Treinamento Esportivo, seus
conceitos e definições, e possíveis aplicações sob novas perspectivas. Os
Principios do treino se aplica de forma mais unificada, levando em conta a
individualidade de cada um e assim tornando os movimentos mais especificos.
Onde conceitos, definições e aplicações do Treinamento Esportivo, ganham novas
perspectivas
Hoje
em dia é impossível imaginar um treinamento sem aval da ciência. Dentro dos
esportes, este assunto é discussão de vários questionamentos, pois métodos sem
comprovação cientifica, baseados no preceito do que foi bom para alguém, deve
funcionar para toda a equipe de forma única e sistêmica. Existem hoje diversos
métodos na preparação Física, porém todos se baseiam (ou deveriam) nos
Princípios o Treinamento Esportivo, são eles: Princípio da individualidade
biológica; Princípio da especificidade; Princípio da adaptação;
Princípio da sobrecarga; Princípio da
supercompensação; Princípio da interdependência volume-intensidade; Princípio
da continuidade.
Os
princípios do treino desportivo são basicamente seis, havendo diferenciações
pessoais, O principio da individualidade biológica: De acordo com (TUBINO, 1984). Cada ser humano
possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, neste sentido, o treinamento
individual tem melhores resultados, pois obedeceria as características e
necessidades do indivíduo. Grupos homogêneos também facilitam o treinamento
desportivo. Cabe ao treinador verificar as potencialidades, necessidades e
fraquezas de seu atleta para o treinamento ter um real desenvolvimento; O principio da individualidade biologica faz
compreender que cada ser humano é único, tendo então necessidades, fraquezas,
estrutura de forma individualizada, cabendo ao treinador analisar as
potencialidades e aplicar um treinamento individual para obter um melhor
resultado.
Seja qual for o seu objetivo, para alcança
o sucesso e melhores resultados tem que trabalha com os princípios de
treinamentos desportivos . O Princípio da Adaptação: ““Capacidade de adaptação”
ou “adaptabilidade” é o nome que se dá à diferente assimilação dos estímulos,
frente à mesma qualidade e quantidade de exercícios ou carga de treinamento.
Ela pode ser atribuída à correlação organismo/ambiente, sob o ponto de vista da
predisposição hereditária e sua expressão (genética) (Gürtler 1982).” (ibidem,
1991); O principio da adaptação se refere a capacidade que o individuo tem de
assimilar estimulos referente a mesma qualidade e quantidade de exercicios ou
carga de treinamento. Isto pode estar atribuido a sua herança genética.
Treinamento
desportivo como estrutura lógica é a organização para a aplicação dos métodos
científicos de treinamento, O Princípio da Sobrecarga: De acordo com (DANTAS,
1995): “Imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação
do organismo, visando restabelecer a homeostase”; No principio da sobrecarga
nota-se que depois de aplicar uma carga de trabalho, existe a recuperação do
organismo para restabelecer o estado de equilibrio.
O
treinamento desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo
humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma
física do indivíduo O Princípio da Continuidade: Para Tubino (1984): A idéia de que a condição
atlética só pode ser conseguida após alguns anos seguidos de treinamento e,
existe uma influência bastante significativa das preparações anteriores em
qualquer esquema de treinamento em andamento; O principio da continuidade se
refere a condição atletica que o corpo se encontra após alguns anos seguidos de
treinamento, havendo influencia de preparações anteriores em qualquer
treinamento que venha a fazer.
Cada
ser humano é único e por este motivo necessita de um direcionamento
personalizado para o treinamento visando o alto rendimento físico e desportivo,
O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade: Para Tubino (1984), pode-se afirmar que os
êxitos de atletas de alto rendimento, independente da especialização esportiva,
no trabalho, sendo que, estas duas variáveis (volume e intensidade) deverão
sempre estar adequadas as fases de treinamento, seguindo uma orientação de
interdependência entre si; Os êxitos dos atletas de alto rendimento está ligada
a duas variáveis, volume e intensidade, onde deve haver uma dependência mútua,
sendo adequadas as fases de treinamento.
O
Princípio da Especificidade: O princípio da especificidade é aquele que impõe,
como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos
específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente,
sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras
utilizados” (ibidem, 1995); No principio da especificidade, o treinamento
deverá ser montado de forma sobre requisitos especificos da performance
desportiva.
O
Princípio da Variabilidade: Segundo (GOMES, 1996): Também denominado de
Princípio da Generalidade, encontra-se fundamentado na idéia do Treinamento
Total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do
indivíduo. Para isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento;
O principio da variabilidade está relacionada com as diversas formas de
treinamento, fazendo com que o mesmo seja o mais completo possivel.
O Princípio da Saúde: “Assim, não só a Ginástica Localizada em si e
suas atividades complementares possuem grande importância. Também os setores de
apoio da Academia, como o Departamento Médico.” (ibidem, 1996); O principio da
saúde visa não só a ginástica localizada e suas atividades complementares como
também a importância que tem o Departamento Médico
A inter-relação dos Princípios: De acordo com
Gomes (1996), se faz lógico e transparente que essas leis não existem apenas
por existir. Cada princípio, considerado individualmente, possui seu valor e
função próprios, entretanto, a integração entre esses princípios adquire
inestimável importância. Deve haver uma integração de todos os principios, pois
cada um possui seu valor individual, mas ao haver tal junção adquire uma
inestimável importância.
TREINAMENTO DESPORTIVO E SUA IMPORTÂNCIA NO DESPORTO COLETIVO
O estudo do jogo a partir da
observação do comportamento dos jogadores nas modalidades esportivas coletivas
iniciou-se nos Estados Unidos em 1931 com Messermith e Corey que pesquisavam
distâncias percorridas em jogo pelos atletas de futebol. Atualmente, os estudos
centram-se no comportamento tático dos atletas, com os termos: observação de
jogo análise e estatística. A denominação “análise de jogo”, considera-se neste
conceito o englobamento da observação dos eventos táticos no transcorrer do
jogo, do registro dessa observação e da interpretação desses inúmeros registros
(GARGANTA, 2001). Existem estudos relacionados ao comportamento tático dos
atletas, onde o foco é a observação dos eventos táticos no transcorrer do jogo,
o registro dessa observação e a interpretação da mesma. O conhecimento acerca
da proficiência com que os jogadores e as equipes realizam as diferentes
tarefas tem-se revelado fundamental para aferir a conguência da sua prestação
em relação aos modelos de jogo e de treino preconizados.
Ao longo dos anos, cientistas e
estudiosos do treinamento desportivo buscaram informações e atualizações das
tendências do treinamento aplicado aos desportos individuais e cíclicos. Os
europeus, americanos e cubanos escreveram, analisaram e publicaram inúmeros
métodos de análise e aplicação dos meios de treino para saltadores, velocistas,
levantadores de peso, nadadores, maratonistas, entre outros. Os desportos
coletivos, através dos seus atletas, técnicos e preparadores físicos, ainda sem
referenciais próprios, eram obrigados a adaptar os treinos de acordo com as
informações recebidas dos pesquisadores e seus estudos dos desportos
individuais. As informações e atualizações das tendências de treinamento
aplicado aos desportos individuais e cíclicos foram buscadas ao longo do tempo
por cientistas e estudiosos, onde os mesmo é que passavam as informações de
seus estudos e os atletas se adaptavam aos treinos de acordo com tais
informações.
Essa adaptação não necessariamente gerava transferência
plena à realidade da modalidade específica exigida pelo atleta e pela sua
equipe de treinamento. Por inúmeras vezes a informação fornecida pelos estudiosos
dos atletas de futebol, não ajudava na correta e fiel elaboração dos treinos e
sua ideal organização anual de diluição dos exercícios para os desportos
coletivos. Os desportos são diferentes, as demandas motoras e metabólicas
impostas para os desportistas de esportes coletivos são diferentes dos esportes
individuais. Por esse panorama ao longo das últimas décadas resultados de
análises dos jogos e treinos dos desportos coletivos apareceram no estudos
científico. No início todos aproveitaram
muito e os treinos dos desportos coletivos perceberam incremento de qualidade e
abriram espaço para, cada vez mais, especializar o alto rendimento de cada
modalidade de forma distinta. As informações fornecidas pelos estudiosos e
cientistas, muitas vezes em nada ajudava os atletas na elaboração de seus
treinos, pois os desportos são diferentes
e as demandas motoras e metabólicas impostas para os
desportistas de esportes coletivos são diferentes dos esportes individuais.
Contudo, ao analisar com mais
cuidado detectou-se que nem todos os esportes coletivos são acíclicos e por
inúmeras vezes observamos desportos individuais com a característica acíclica.
A diferença primária dos esportes acíclicos para os cíclicos está na mudança de
direção. Os esportes que tem as constantes, inúmeras e sem pré- programadas
mudanças de direção como diferencial para o desempenho estão classificados como
esportes acíclicos. Com essa definição, o tênis mesmo sendo um desporto
individual se torna acíclico, e o revezamento 4X100 metros (por exemplo), mesmo
sendo uma modalidade coletiva, é classificado com desporto cíclico. Com uma
análise mais cuidadosa notou-se que nem todos os esportes coletivos são
acíclicos e vários desportos individuais possuem característica acíclica, cuja
diferença se encontra na mudança de direção.
Estas constatações e a preocupação com
a socialização de saberes nos leva a propor o desenvolvimento do Sistemas de
Preparação Física em Desportos Acíclicos, em que abordaremos as características
de cada modalidade, bem como suas capacidades físicas determinantes e
específicas, possibilitaremos aos alunos uma compreensão das avaliações físicas
para cada modalidade e sua prevenção específica de lesões. Capacidades determinantes como força,
velocidade e resistência serão analisadas com atenção especial para a
característica específica dos desportos acíclicos. Em relação aos desportos
acíclicos haverá uma abordagem nas características de cada modalidade, além de
suas capacidades físicas, fazendo com que os alunos tenham uma maior
compreensão das avaliações físicas e prevenção para lesões.
METODOLOGIA DE TREINAMENTO DESPORTIVO E SUA
APLICABILIDADE NO FUTEBOL
O futebol de campo moderno exige que os profissionais
envolvidos, na elaboração e aplicação do treinamento, busquem constantemente
soluções adequadas, as quais possam rever e trazer novos métodos e formas de
periodização do treinamento. Porém, escassos são os estudos que levam em conta
os fatores intervenientes e as especificidades do futebol, o qual teve uma
grande evolução nos últimos anos e, segundo Weineck (2000), o maior reflexo
desta evolução se encontra no condicionamento físico do atleta. Os estudos em
relação ao futebol de campo moderno teve uma grande evolução nos últimos anos,
onde o maior reflexo de tal evolução se encontra no condicionamento físico do
atleta.
Este fator exigiu uma reestruturação no método de
periodização, buscando um constante aprimoramento do atleta dentro das
qualidades físicas necessárias e um maior tempo de carreira do profissional
junto a sua modalidade esportiva. O esporte de alto rendimento
ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente
para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva
pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante
similares. O esporte de
alto rendimento ou de alta performance, seja qula for a modalidade, tem como
finalidade preparar fisicamente o atleta para sua modalidade, compreendendo os
desafios e dificuldades que irão trilhar.
A
reestruturação proposta pela exigência atual produz diversas dúvidas a respeito
da estruturação do treinamento no futebol. Os maiores agravantes para essa
dificuldade dizem respeito ao adaptar e/ou enquadrar o processo de treinamento
junto ao calendário, onde o período preparatório da maioria das equipes
brasileiras é curto e, aliado a esse fator, surge à necessidade de um bom
desempenho nas primeiras partidas. Ainda se apresenta conjuntamente o problema de pressão
psicológica sofrida pelos profissionais quanto à manutenção de bons resultados,
e de oportunizar que nesse breve período de tempo o atleta seja reincorporado
as competições com um baixo índice de lesões mantendo-se saudáveis durante o
decorrer das competições. Esse fator é determinante uma vez que o período
competitivo no futebol é muito longo variando entre 08 e 10 meses de
competições, muitas vezes com dois jogos por semana (GOMES, 2002).
A estrutura do treinamento no futebol em relação a
reestruturação proposta atualmente gera dúvidas, pois a adaptação de
treinamento dos atletas tem um período curto para preparação devido ao seu
calendário (referente a equipes brasileiras), além de que os atletas passam por
uma pressão psicológica, onde são cobrados para que tenham um bom desempenho já
nas primeiras partidas. Agora um fator importantíssimo é fazer com que o atleta
seja reincorporado as competições com um baixo índice de lesões
O
esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de
se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for
essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem
trilhadas serão bastante similares. O
atleta que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas
características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro
fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar
bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser
superadas. No esporte de alto rendimento, o atleta deverá ter disciplina e
perseverança nos seus objetivos e ter consciência que há possibilidade de
passar por dificuldades que deverão ser superadas.
Para se ter uma noção
ampla do planejamento de treinamento esportivo é preciso ter em mente que uma
das primeiras teorias da periodização do treinamento foi proposta na década de
50 e 60, pelo cientista russo Matveev 1977), hoje conhecida como periodização
clássica. O presente sistema de montagem da periodização tem como base dividir
o macrociclo ou estrutura anual em três ciclos. O primeiro ciclo, ou período
preparatório longo, é dividido em fase básica e fase especifica, as quais têm a
função de estabelecer um patamar de desenvolvimento físico ideal para início
das competições. O segundo ciclo, também denominado de período competitivo, é
onde são planejados ações com objetivo de materializar os êxitos desportivos e
a manutenção do desempenho desportivo. O terceiro ciclo, ou período transitório
visa criar condições favoráveis para o início de um novo ciclo de
desenvolvimento da forma desportiva. (1977), hoje conhecida como periodização
clássica. O sistema atual de montagem de periodização tem como primeiro ciclo
uma fase preparatório que tem a função desenvolver o físico para as
competições. No segundo ciclo tem-se a manutenção do desempenho desportivo e no
terceiro se cria condições favoráveis para um novo ciclo de desenvolvimento da
forma desportiva.
Porém essa teoria
atualmente no treinamento do futebol - apesar de ser ainda muito utilizada pela
maioria dos profissionais e preparadores físicos - vem perdendo espaço para
outras formas de periodização, principalmente por necessitar de um período
preparatório muito extenso e grande necessidade de estimulações gerais de
treinamento, pensamento quase impossível de ser aplicado junto ao futebol
moderno. Mas ainda existem autores como Silva et al. (2004) e Godoy et al.
(2004), que defendem a periodização clássica, argumentando que em análises
realizadas junto a competições olímpicas e índices matemáticos demonstram que
este tipo de periodização é a mais adequada para o esporte de elite atual. Essa
teoria de periodização clássica vem perdendo espaço atualmente, pois
necessita-se de um período maior para preparação e necessidade de estimulações
gerais do treinamento.
Mourinho (2001) define a periodização como
"Aspecto particular da programação, que se relaciona com uma distribuição
no tempo, de forma regular, dos comportamentos tácticos de jogo, individuais e
colectivos, assim como, a subjacente e progressiva adaptaçao do jogador e da
equipe a nível técnico, físico, cognitivo e psicológico". Assim e de acordo
com aquilo que já foi escrito, todo e qualquer processo de periorização deve
ser efectuado tendo por base o principio da especificidade. Este facto leva-nos
até uma necessária reflexão.
O principio
da especificidade diz-nos que: As maiores mudanças funcionais e morfológicas
acontecem somente nor orgãos, células e estruturas intracelulares que sejam
suficientemente activadas pela carga funcional, surgindo a respectiva
adaptação. A especificidade também é determinada numa metodologia de treino em
que as situações criadas/exercicios são o mais próximas da realidade de jogo.
Assim, o treino ou os exercicios, só são verdadeiramente especificos quando
houver uma permanente e constante correlação entre as componentes
técnico-tácticas individuais e colectivas, psico-cognitivas, fisicas e
coordenativas e o modelo de jogo adoptado e respectivos principios que lhe dão
corpo., ou seja, os principios só são verdadeiramente especificos quando
obedecem às exigências reais da competição.
Alguns treinamentos físicos fogem muito da
especificidade. Corridas contínuas, intervaladas, feitas em bosques, ou mesmo
em volta do campo, e outros tipos de treino que todos atletas se movimentam da
mesma forma e quantificação, sem bola, entre outros tipos de treino, que o desgaste
e a adaptação às cargas condicionam os atletas, porém, estar bem fisicamente
não dirá que o atleta terá um bom rendimento no jogo, pois isso ocorrerá se o
mesmo estiver bem adaptado ao sistema de jogo proposto e trabalhado durante as
semanas, fazendo com que o atleta se movimente de maneira com que execute suas
funções dentro da partida com excelência e harmoniosamente com os outros
atletas. Assim, todos imptimirão o volume de jogo ideal para alcanca o seu
objetivo (Oliveira, 2006).
O método de planejamento atual nas equipes que
trabalha é o seguinte: de acordo com as características dos atletas do grupo, o
trabalho tem que em cima de situações que possam ser solicitadas nas partidas,
como posicionamento, compactação, marcação, etc. A equipe é treinada desde a
primeira sessão para que as posições desempenhem funções que futuramente
executarão e todos os tipos de treino, inclusive os de caráter físico são
realizados com bola. A pré-temporada, ou período preparatório, que é a época
que antecede o início da competição, é uma das grandes brigas de treinadores
pela falta de organização no calendário brasileiro, que o tempo é curto e
inadequado para se preparar o atleta, até porque muitas das equipes iniciam os
macrociclos com sessões de treinamento físico, com o volume sendo maior que a
intensidade no início, com atividades gerais, e com o passar do tempo isto vai
se especificando, ou seja, a intensidade vai ultrapassando o volume e depois de
certo tempo, os trabalhos físicos vão se diminuindo até entrar na competição e
eles servirem de manutençãodos ganhos de condicionamento. As equipes e
treinadores reclama do calendario do futebol Brasileiro, A falta de
organização, tempo limitado para preparação física, técnica e tática das
equipes de futebol.
CONCLUSÃO
Após a realização deste trabalho, podemos concluir que
este permitiu-nos saber muito mais sobre o futebol brasileiro e mundial, e o mais
importante ainda, o objetivo, o qual consistia em compreender o Futebol e de
onde surgiu este fenômeno. Podemos concluir ainda, é importante conhecer um
pouco mais sobre o desporto, particularmente enquanto espetáculo de massas
porque, como todos temos noção, o Futebol influencia tudo e todos, É um meio de
fazer passar mensagens, de tentar consciencializar e de mostrar que a agregação
faz a força e que a força é fundamental para ultrapassar obstáculos que a todos
dizem respeito. Tal como outros eventos, reúne culturas, isto é, diversidade de
línguas, diferentes maneiras de pensar, distintas tradições e costumes. Os
princípios de treinamento é importantes para qualquer esporte que o individuo
este participando, cada um desse principios tem sua individualidade e sua
particularidade tem que ser escutado de acordo com cada esporte. Nos dias
atuais é impossível qualquer tipo de esporte consegui montar sua planilha de
treinamento se não for através dos principios de treinamentos.
REFERÊNCIAS
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AGRADECIMENTOS
Para Deus, o criador supremo de todas as coisas será
agradecimento sincero deste trabalho.
Aos meus pais Carlito e Adriana, pelo amor e também
por ensinarem o que existe de melhor em mim.
A minha Esposa Telma e minha filha Ingrid pelos
eternos incentivos.
Também não poderia deixar de mencionar, os maus irmãos
Idailson, Carlos Alberto, Reginaldo, Irani, Marny, Marly, Jailson, Adailton e
Ivo auxilio para o meu desenvolvimento intelectual e pessoal.
E por fim meus professores e colegas por apoiarem a
minha jornada tão decisiva para a minha vida profissional.
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