segunda-feira, 2 de julho de 2018

MONOGRAFIA


FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

REGIVALDO JOSÉ DE SOUZA


METODOLOGIA DE TREINAMENTO DESPORTIVO PARA AUMENTO DE RENDIMENTO DOS ATLETAS DE FUTEBOL











Salvador
2012
REGIVALDO JOSÉ DE SOUZA










METODOLOGIA DE TREINAMENTO DESPORTIVO PARA AUMENTO DE RENDIMENTO DOS ATLETAS DE FUTEBOL



              Artigo de apresentado ao Curso Bacharel em Educação Física, Faculdade Regional da Bahia UNIRB, como requisito Final para obtenção do grau de Bacharel em Educação Física.
             Orientador (a) Cristiano Pitanga                                                      
                                                                                                                                                                                                                











Salvador
2012


Souza, Regivaldo José. Futebol:  Metodologia de Treinamento Desportivo para Aumento de Rendimento dos Atletas de Futebol. 21 p, 2012. Artigo – Faculdade Regional da Bahia- (UNIRB) Salvador, 2011.
Resumo
Na China Antiga, por volta de 3000 A.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Só quem participava desse jogo era os intregantes da corte do Imperador Japonês e o campo 200 metros quadrados, a bola era frita da fribras de bambu entre as regras contrato físico era proibido, cada equipe tinha 8 jogadores. Na Grécia antiga por volta do século I A.C. cada equipe tinha 9 jogadores e a bola era de bexiga boi cheia de aréia, já na cidade Gréga chamada Esparta as equipe tinha 15 jogadores de cada lado e o campo era maior, os praticantes poderia ucar soco pontapés rasteiras entre outros. Na Itália também tinha um jogo paricido com futebol Gioco Calcio chego na Inglaterra no século XVII, Foi na Inglaterra que jogo ganho regras diferentes e ganho também organização, o campo media 120 por 180 metros. No Brasil a primeira bola chego em 1894, e a primeira partida foi 1895.   Pensando numa equipe de bom porte técnico, o treinamento objetiva chegar ao máximo de todas as valências que são exigidas no desporto, como por exemplo, o condicionamento físico e técnico. O treinamento específico deve ser adotado para melhora das valências do desporto. É justamente este tipo de treinamento que permite o aperfeiçoamento da técnica do movimento do esporte, efetuando as provas ou partidas de maneira mais eficiente e com o maior índice de rendimento possível. Nos dias atuais é impossível qualquer tipo de esporte consegui montar sua planilha de treinamento, logo de início temos o Princípio da Individualidade Biológica, Principio da Sobrecarga, Principio Específicidade, Princpio de Adaptação, Principio Reversibilidade,Principio Variabilidade.  
ABSTRACT
In ancient China, around 3000 BC, the Chinese military practiced that was actually a military trainer. In Ancient Japan, was created a sport very similar to football today but was called Kemari. Only those who participated in that game was the integrates the court of the Emperor and the Japanese field 200 square meters, the ball was fried firebrats of bamboo between the rules physical contract was prohibited, each team had 8 players. In ancient Greece around the first century BC each team had 9 players and the ball was ox bladder filled with sand, as in the Greek city called Sparta the team had 15 players on each side and the field was larger, practitioners could UCAR punch kicks sweeps among others. In Italy also had a game Gioco Calcio football paricido to arrive in England in the seventeenth century, was England who won match different rules and also gain organization, the field average 120 per 180 meters. In Brazil the first ball arrive in 1894, and the first game was 1895. Thinking of a team of technical good size, the training aimed to reach the maximum of all the valences that are required in sports, such as physical conditioning and technician. Specific training should be adopted to improve the valences of sport. It is precisely this type of training that allows the development of the technique of the sport movement, making the evidence or departures more efficiently and with the highest yield possible. Nowadays it is impossible to get any kind of sport riding your spreadsheet training, early on we Principle of Individuality Biological Principle of Overload, Specificity Principle, principle of adaptation, Reversibility Principle, Principle variability.



INTRODUÇÃO


            Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe)  (FIFA, 2009). 
            Os gregos criaram um jogo por volta do século I A. C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra (FIFA, 2009.
               Na Grécia o esporte era chamado de Episkiros, onde disputavam duas equipes de 9 jogadores de cada lado. Já na cidade de Esparta, a bola era feita de bexiga de boi, o campo era maior e os números de jogadores eram maiores, onde cada equipe tinha 15 jogadores de cada lado. Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora se usasse muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que se dividdividiam em duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos (FIFA, 2009).

            Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar (FIFA, 2009).  A primeira cidade da Itália onde surgiu uma versão do futebol foi Florença e depois veio outra versão mais aceita na atualidade: a de que o futebol chegou ao país através de comerciantes ingleses na cidade de Gênova. Com o tempo, a modalidade passou a ser praticada também em Turim e em Milão. E no século XVII o futebol chegou na Inglaterra, foi lá que este esporte tão apaixonante,  tomou forma e ganhou as primeiras regras. 
             Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. O primeiro jogo no futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol (FIFA, 2009). Os treinamentos para melhorar o desempenho dos atletas de futebol são: cabeceio,  drible, marcação, finalização, finta, domínio e condução de bola.
        O treinamento específico deve ser adotado para melhora das valências do desporto. É justamente este tipo de treinamento que permite o aperfeiçoamento da técnica do movimento do esporte, efetuando os treinos ou partidas de maneira mais eficiente e com o maior índice de rendimento possível, para que possa atingir o máximo de sua performance, deve treinar os movimentos o mais próximos da competição. Na grande maioria das equipes desportivas, existem dois tempos de treinamento em pelo menos dois dias da semana. Não existe um padrão para a quantidade de treinamento e este varia muito de desporto para desporto. No futebol, geralmente pela manhã ocorre um treinamento físico e à tarde um treinamento técnico.
Na maioria das equipes desportivas, atualmente, existe o treinamento físico e técnico, que ocorre em tempo integral, onde não existe um padrão para a quantidade de treinamento, variando de atleta para atleta.  A flexibilidade é uma qualidade física evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo num determinado sentido e que depende tanto da mobilidade articular como da elasticidade muscular. Os exercícios exigem um músculo estirado ou em extensão, que deve ser máxima, desde a sua origem até o seu ponto de inserção. VaLências físicas depende o esporte que o individuo prática  tem treinamento de flexibilidade, força dinâmica, força estática, força explosiva, resistência anaeróbia, resistência aeróbia, velocidade de movimentos, velocidade de reação, agilidade, coordenação (SARGENTIM 2010) .
Nos dias atuais é impossível qualquer tipo de esporte consegui montar sua planilha de treinamento, logo de início temos o Princípio da Individualidade Biológica: Os treinamentos, melhorar desempenho dos atletas Pessoas diferentes, têm respostas diferentes ao estímulo de treinamento; Principio da Sobrecarga: Portanto, a sobrecarga deve ser observada diante do treinamento direcionado. Para assim obtermos maior resultado dentro do esporte praticado; Princípio da Especificidade: Por exemplo: para desenvolver o máximo de condicionamento físico no futebol, o treinamento deve ser feito de acordo com as características do futebol; Principio Reversibilidade: Esse é o princípio do treinamento mais cruel, pois se faltar estímulo, você perde condicionamento rapidamente. Quanto mais treinado o indivíduo, maior é a perda pela falta de uso; Princípio da Variabilidade: Quando se varia o volume, intensidade e estilo de treino; Princípio da Progressão: A sobrecarga deve aumentar de maneira gradual e sistemática, a fim de dar tempo para as adaptações fisiológicas e evitar lesões ou fadiga; Princípio da Adaptação: Com a atividade física o corpo se adapta ao esforço e sobrecarga adicional aumentando sua força ou função (FORTALEZA, 2001). Este princípio é importantes para qualquer esporte que o individuo este participando, os princípios tem que ser escutado de acordo com cada esporte que o individuo esta prática.
                        O período pré-competitivo é o que antecede o início da ou das competições. Para Zakharov (2003) é nesse período em que se desenvolve o estado do atleta e é possível eliminar os pequenos defeitos na preparação do mesmo. Ou seja, um período onde se desenvolvem as capacidades bimotoras importantes para esse determinado atleta e onde ainda é possível avaliar e corrigir possíveis falhas. Acredita-se que o tempo necessário para uma boa preparação é em torno de 8 semanas (Weineck, 2000). Este período serve para o treinador aprimora as deficiências dos seus atletas, trabalho as partes em que os atletas tem mais dificuldades.
             De acordo com o modelo sugerido por Forteza (2001), o volume de treino destinado às capacidades determinantes é sempre superior ao das capacidades condicionantes, variando apenas a razão entre elas, de acordo com o tempo disponível. Como não havia condições de se orientar o treinamento para uma determinada capacidade (em bloco) ou trabalhar da maneira tradicional (Curva Volume X Intensidade) procurou-se selecionar o que seria maior de idade importância para o decorrer do treinamento. De acordo com o autor o volume de treino sempre será superior a capacidade do condicionamento dos atletas. Diante disso este trabalho tem como objetivo demostrar a importância do treinamento desportivo para aumento de rendimento físico em atletas de futebol.

CAMINHOS METODOLÓGICOS:
            Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória bibliográfica que se concretiza a partir dos seguintes passos:
•          Realização de levantamento bibliográfico sobre o objetivo de investigação;
•          Elaboração do portfólio referente ao objetivo de investigação;
•          Realização de leituras e fichamentos;
•      Realização de sínteses e organização de relatórios de pesquisa  sobre o
       Objetivo;
•          Discussão de dados e elaboração de texto final da monografia;
•          Exposição da monografia a uma banca da UNIRB.





TREINAMENTO DESPORTIVO E SUAS APLICABILIDADES
      Treinamento desportivo como estrutura lógica é a organização para a aplicação dos métodos científicos de treinamento, que visam por meio de mecanismos pedagógicos, atingir o mais alto rendimento humano, nos aspectos e características técnicas, físicas, psicológicas, sociais e espirituais do indivíduo ou equipe.  O treinamento, já aceito há algum tempo como ciência, tem sua posição
científica reforçada com referências consideradas essenciais para todos os que buscam o alto rendimento atlético". Tubino ; 1979. Toda e qualquer atividade necessita de normas para uma conduta racional de aplicação. No caso do treinamento desportivo e musculação particularmente, algumas normas e regras foram sendo criadas ou desenvolvidas com base em princípios relacionados com a constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados (FORTALEZA, 2001). O objetivo é de envolver os atletas  em uma aplicação do métodos ciêntificos de um programa de treinamento para o alto de rendimento e força do musculo,  trabalhar  para um  movimento específico.
            Os princípios do treino desportivo são basicamente seis e abaixo escalonados. Há diferenciações pessoais de autores que lidam com o treinamento, afirmando ainda mais a necessidade de aprofundamento nos meios teóricos para o controle prático dos treinos. É comum o surgimento de subdivisões dentro de algum dos princípios do treinamento, situação esta que será visualizada em alguns parágrafos abaixo. Principios específicos da musculação  A musculação possui particularidades no momento da aplicação prática dos trabalhos, que estão sempre vinculadas aos princípios do treinamento desportivo.  O treinamento desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma física do indivíduo. Ações motoras constituem um meio integrante e específico da preparação do atleta. Em cada ação motora distingui-se movimentos isolados. Os princípios do treino neste caso são singularmente aplicados de maneira mais qualificada e, encampando basicamente a individualidade biológica, a sobrecarga* e a especificidade dos movimentos. A estruturação das seqüências de exercícios, tornou-se um conceito paralelo e considerado, como sendo um principio do treinamento exclusivo dos trabalhos contra resistência. Os Princípios do Treinamento Esportivo, seus conceitos e definições, e possíveis aplicações sob novas perspectivas. Os Principios do treino se aplica de forma mais unificada, levando em conta a individualidade de cada um e assim tornando os movimentos mais especificos. Onde conceitos, definições e aplicações do Treinamento Esportivo, ganham novas perspectivas
            Hoje em dia é impossível imaginar um treinamento sem aval da ciência. Dentro dos esportes, este assunto é discussão de vários questionamentos, pois métodos sem comprovação cientifica, baseados no preceito do que foi bom para alguém, deve funcionar para toda a equipe de forma única e sistêmica. Existem hoje diversos métodos na preparação Física, porém todos se baseiam (ou deveriam) nos Princípios o Treinamento Esportivo, são eles: Princípio da individualidade biológica; Princípio da especificidade; Princípio da adaptação;
Princípio da sobrecarga; Princípio da supercompensação; Princípio da interdependência volume-intensidade; Princípio da continuidade.
            Os princípios do treino desportivo são basicamente seis, havendo diferenciações pessoais, O principio da individualidade biológica:  De acordo com (TUBINO, 1984). Cada ser humano possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, neste sentido, o treinamento individual tem melhores resultados, pois obedeceria as características e necessidades do indivíduo. Grupos homogêneos também facilitam o treinamento desportivo. Cabe ao treinador verificar as potencialidades, necessidades e fraquezas de seu atleta para o treinamento ter um real desenvolvimento;  O principio da individualidade biologica faz compreender que cada ser humano é único, tendo então necessidades, fraquezas, estrutura de forma individualizada, cabendo ao treinador analisar as potencialidades e aplicar um treinamento individual para obter um melhor resultado.
                Seja qual for o seu objetivo, para alcança o sucesso e melhores resultados tem que trabalha com os princípios de treinamentos desportivos . O Princípio da Adaptação: ““Capacidade de adaptação” ou “adaptabilidade” é o nome que se dá à diferente assimilação dos estímulos, frente à mesma qualidade e quantidade de exercícios ou carga de treinamento. Ela pode ser atribuída à correlação organismo/ambiente, sob o ponto de vista da predisposição hereditária e sua expressão (genética) (Gürtler 1982).” (ibidem, 1991); O principio da adaptação se refere a capacidade que o individuo tem de assimilar estimulos referente a mesma qualidade e quantidade de exercicios ou carga de treinamento. Isto pode estar atribuido a sua herança genética.
            Treinamento desportivo como estrutura lógica é a organização para a aplicação dos métodos científicos de treinamento, O Princípio da Sobrecarga: De acordo com (DANTAS, 1995): “Imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase”; No principio da sobrecarga nota-se que depois de aplicar uma carga de trabalho, existe a recuperação do organismo para restabelecer o estado de equilibrio.
            O treinamento desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma física do indivíduo O Princípio da Continuidade:  Para Tubino (1984): A idéia de que a condição atlética só pode ser conseguida após alguns anos seguidos de treinamento e, existe uma influência bastante significativa das preparações anteriores em qualquer esquema de treinamento em andamento; O principio da continuidade se refere a condição atletica que o corpo se encontra após alguns anos seguidos de treinamento, havendo influencia de preparações anteriores em qualquer treinamento que venha a fazer.
            Cada ser humano é único e por este motivo necessita de um direcionamento personalizado para o treinamento visando o alto rendimento físico e desportivo, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade:   Para Tubino (1984), pode-se afirmar que os êxitos de atletas de alto rendimento, independente da especialização esportiva, no trabalho, sendo que, estas duas variáveis (volume e intensidade) deverão sempre estar adequadas as fases de treinamento, seguindo uma orientação de interdependência entre si; Os êxitos dos atletas de alto rendimento está ligada a duas variáveis, volume e intensidade, onde deve haver uma dependência mútua, sendo adequadas as fases de treinamento.
            O Princípio da Especificidade: O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados” (ibidem, 1995); No principio da especificidade, o treinamento deverá ser montado de forma sobre requisitos especificos da performance desportiva.
            O Princípio da Variabilidade: Segundo (GOMES, 1996): Também denominado de Princípio da Generalidade, encontra-se fundamentado na idéia do Treinamento Total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do indivíduo. Para isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento; O principio da variabilidade está relacionada com as diversas formas de treinamento, fazendo com que o mesmo seja o mais completo possivel.
            O Princípio da Saúde:  “Assim, não só a Ginástica Localizada em si e suas atividades complementares possuem grande importância. Também os setores de apoio da Academia, como o Departamento Médico.” (ibidem, 1996); O principio da saúde visa não só a ginástica localizada e suas atividades complementares como também a importância que tem o Departamento Médico
             A inter-relação dos Princípios: De acordo com Gomes (1996), se faz lógico e transparente que essas leis não existem apenas por existir. Cada princípio, considerado individualmente, possui seu valor e função próprios, entretanto, a integração entre esses princípios adquire inestimável importância. Deve haver uma integração de todos os principios, pois cada um possui seu valor individual, mas ao haver tal junção adquire uma inestimável importância.

TREINAMENTO DESPORTIVO E SUA IMPORTÂNCIA NO DESPORTO COLETIVO
            O estudo do jogo a partir da observação do comportamento dos jogadores nas modalidades esportivas coletivas iniciou-se nos Estados Unidos em 1931 com Messermith e Corey que pesquisavam distâncias percorridas em jogo pelos atletas de futebol. Atualmente, os estudos centram-se no comportamento tático dos atletas, com os termos: observação de jogo análise e estatística. A denominação “análise de jogo”, considera-se neste conceito o englobamento da observação dos eventos táticos no transcorrer do jogo, do registro dessa observação e da interpretação desses inúmeros registros (GARGANTA, 2001). Existem estudos relacionados ao comportamento tático dos atletas, onde o foco é a observação dos eventos táticos no transcorrer do jogo, o registro dessa observação e a interpretação da mesma. O conhecimento acerca da proficiência com que os jogadores e as equipes realizam as diferentes tarefas tem-se revelado fundamental para aferir a conguência da sua prestação em relação aos modelos de jogo e de treino preconizados.
            Ao longo dos anos, cientistas e estudiosos do treinamento desportivo buscaram informações e atualizações das tendências do treinamento aplicado aos desportos individuais e cíclicos. Os europeus, americanos e cubanos escreveram, analisaram e publicaram inúmeros métodos de análise e aplicação dos meios de treino para saltadores, velocistas, levantadores de peso, nadadores, maratonistas, entre outros. Os desportos coletivos, através dos seus atletas, técnicos e preparadores físicos, ainda sem referenciais próprios, eram obrigados a adaptar os treinos de acordo com as informações recebidas dos pesquisadores e seus estudos dos desportos individuais. As informações e atualizações das tendências de treinamento aplicado aos desportos individuais e cíclicos foram buscadas ao longo do tempo por cientistas e estudiosos, onde os mesmo é que passavam as informações de seus estudos e os atletas se adaptavam aos treinos de acordo com tais informações.
Essa adaptação não necessariamente gerava transferência plena à realidade da modalidade específica exigida pelo atleta e pela sua equipe de treinamento. Por inúmeras vezes a informação fornecida pelos estudiosos dos atletas de futebol, não ajudava na correta e fiel elaboração dos treinos e sua ideal organização anual de diluição dos exercícios para os desportos coletivos. Os desportos são diferentes, as demandas motoras e metabólicas impostas para os desportistas de esportes coletivos são diferentes dos esportes individuais. Por esse panorama ao longo das últimas décadas resultados de análises dos jogos e treinos dos desportos coletivos apareceram no estudos científico.  No início todos aproveitaram muito e os treinos dos desportos coletivos perceberam incremento de qualidade e abriram espaço para, cada vez mais, especializar o alto rendimento de cada modalidade de forma distinta. As informações fornecidas pelos estudiosos e cientistas, muitas vezes em nada ajudava os atletas na elaboração de seus treinos, pois os desportos são diferentes
e as demandas motoras e metabólicas impostas para os desportistas de esportes coletivos são diferentes dos esportes individuais.
            Contudo, ao analisar com mais cuidado detectou-se que nem todos os esportes coletivos são acíclicos e por inúmeras vezes observamos desportos individuais com a característica acíclica. A diferença primária dos esportes acíclicos para os cíclicos está na mudança de direção. Os esportes que tem as constantes, inúmeras e sem pré- programadas mudanças de direção como diferencial para o desempenho estão classificados como esportes acíclicos. Com essa definição, o tênis mesmo sendo um desporto individual se torna acíclico, e o revezamento 4X100 metros (por exemplo), mesmo sendo uma modalidade coletiva, é classificado com desporto cíclico. Com uma análise mais cuidadosa notou-se que nem todos os esportes coletivos são acíclicos e vários desportos individuais possuem característica acíclica, cuja diferença se encontra na mudança de direção.
            Estas constatações e a preocupação com a socialização de saberes nos leva a propor o desenvolvimento do Sistemas de Preparação Física em Desportos Acíclicos, em que abordaremos as características de cada modalidade, bem como suas capacidades físicas determinantes e específicas, possibilitaremos aos alunos uma compreensão das avaliações físicas para cada modalidade e sua prevenção específica de lesões.  Capacidades determinantes como força, velocidade e resistência serão analisadas com atenção especial para a característica específica dos desportos acíclicos. Em relação aos desportos acíclicos haverá uma abordagem nas características de cada modalidade, além de suas capacidades físicas, fazendo com que os alunos tenham uma maior compreensão das avaliações físicas e prevenção para lesões.
           
METODOLOGIA DE TREINAMENTO DESPORTIVO E SUA APLICABILIDADE NO FUTEBOL
O futebol de campo moderno exige que os profissionais envolvidos, na elaboração e aplicação do treinamento, busquem constantemente soluções adequadas, as quais possam rever e trazer novos métodos e formas de periodização do treinamento. Porém, escassos são os estudos que levam em conta os fatores intervenientes e as especificidades do futebol, o qual teve uma grande evolução nos últimos anos e, segundo Weineck (2000), o maior reflexo desta evolução se encontra no condicionamento físico do atleta. Os estudos em relação ao futebol de campo moderno teve uma grande evolução nos últimos anos, onde o maior reflexo de tal evolução se encontra no condicionamento físico do atleta.
Este fator exigiu uma reestruturação no método de periodização, buscando um constante aprimoramento do atleta dentro das qualidades físicas necessárias e um maior tempo de carreira do profissional junto a sua modalidade esportiva. O esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares. O esporte de alto rendimento ou de alta performance, seja qula for a modalidade, tem como finalidade preparar fisicamente o atleta para sua modalidade, compreendendo os desafios e dificuldades que irão trilhar.
 A reestruturação proposta pela exigência atual produz diversas dúvidas a respeito da estruturação do treinamento no futebol. Os maiores agravantes para essa dificuldade dizem respeito ao adaptar e/ou enquadrar o processo de treinamento junto ao calendário, onde o período preparatório da maioria das equipes brasileiras é curto e, aliado a esse fator, surge à necessidade de um bom desempenho nas primeiras partidas. Ainda se apresenta conjuntamente o problema de pressão psicológica sofrida pelos profissionais quanto à manutenção de bons resultados, e de oportunizar que nesse breve período de tempo o atleta seja reincorporado as competições com um baixo índice de lesões mantendo-se saudáveis durante o decorrer das competições. Esse fator é determinante uma vez que o período competitivo no futebol é muito longo variando entre 08 e 10 meses de competições, muitas vezes com dois jogos por semana (GOMES, 2002).
A estrutura do treinamento no futebol em relação a reestruturação proposta atualmente gera dúvidas, pois a adaptação de treinamento dos atletas tem um período curto para preparação devido ao seu calendário (referente a equipes brasileiras), além de que os atletas passam por uma pressão psicológica, onde são cobrados para que tenham um bom desempenho já nas primeiras partidas. Agora um fator importantíssimo é fazer com que o atleta seja reincorporado as competições com um baixo índice de lesões
O esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares. O atleta que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas. No esporte de alto rendimento, o atleta deverá ter disciplina e perseverança nos seus objetivos e ter consciência que há possibilidade de passar por dificuldades que deverão ser superadas.
Para se ter uma noção ampla do planejamento de treinamento esportivo é preciso ter em mente que uma das primeiras teorias da periodização do treinamento foi proposta na década de 50 e 60, pelo cientista russo Matveev 1977), hoje conhecida como periodização clássica. O presente sistema de montagem da periodização tem como base dividir o macrociclo ou estrutura anual em três ciclos. O primeiro ciclo, ou período preparatório longo, é dividido em fase básica e fase especifica, as quais têm a função de estabelecer um patamar de desenvolvimento físico ideal para início das competições. O segundo ciclo, também denominado de período competitivo, é onde são planejados ações com objetivo de materializar os êxitos desportivos e a manutenção do desempenho desportivo. O terceiro ciclo, ou período transitório visa criar condições favoráveis para o início de um novo ciclo de desenvolvimento da forma desportiva. (1977), hoje conhecida como periodização clássica. O sistema atual de montagem de periodização tem como primeiro ciclo uma fase preparatório que tem a função desenvolver o físico para as competições. No segundo ciclo tem-se a manutenção do desempenho desportivo e no terceiro se cria condições favoráveis para um novo ciclo de desenvolvimento da forma desportiva.
Porém essa teoria atualmente no treinamento do futebol - apesar de ser ainda muito utilizada pela maioria dos profissionais e preparadores físicos - vem perdendo espaço para outras formas de periodização, principalmente por necessitar de um período preparatório muito extenso e grande necessidade de estimulações gerais de treinamento, pensamento quase impossível de ser aplicado junto ao futebol moderno. Mas ainda existem autores como Silva et al. (2004) e Godoy et al. (2004), que defendem a periodização clássica, argumentando que em análises realizadas junto a competições olímpicas e índices matemáticos demonstram que este tipo de periodização é a mais adequada para o esporte de elite atual. Essa teoria de periodização clássica vem perdendo espaço atualmente, pois necessita-se de um período maior para preparação e necessidade de estimulações gerais do treinamento.
Mourinho (2001) define a periodização como "Aspecto particular da programação, que se relaciona com uma distribuição no tempo, de forma regular, dos comportamentos tácticos de jogo, individuais e colectivos, assim como, a subjacente e progressiva adaptaçao do jogador e da equipe a nível técnico, físico, cognitivo e psicológico". Assim e de acordo com aquilo que já foi escrito, todo e qualquer processo de periorização deve ser efectuado tendo por base o principio da especificidade. Este facto leva-nos até uma necessária reflexão.
    O principio da especificidade diz-nos que: As maiores mudanças funcionais e morfológicas acontecem somente nor orgãos, células e estruturas intracelulares que sejam suficientemente activadas pela carga funcional, surgindo a respectiva adaptação. A especificidade também é determinada numa metodologia de treino em que as situações criadas/exercicios são o mais próximas da realidade de jogo. Assim, o treino ou os exercicios, só são verdadeiramente especificos quando houver uma permanente e constante correlação entre as componentes técnico-tácticas individuais e colectivas, psico-cognitivas, fisicas e coordenativas e o modelo de jogo adoptado e respectivos principios que lhe dão corpo., ou seja, os principios só são verdadeiramente especificos quando obedecem às exigências reais da competição.           
Alguns treinamentos físicos fogem muito da especificidade. Corridas contínuas, intervaladas, feitas em bosques, ou mesmo em volta do campo, e outros tipos de treino que todos atletas se movimentam da mesma forma e quantificação, sem bola, entre outros tipos de treino, que o desgaste e a adaptação às cargas condicionam os atletas, porém, estar bem fisicamente não dirá que o atleta terá um bom rendimento no jogo, pois isso ocorrerá se o mesmo estiver bem adaptado ao sistema de jogo proposto e trabalhado durante as semanas, fazendo com que o atleta se movimente de maneira com que execute suas funções dentro da partida com excelência e harmoniosamente com os outros atletas. Assim, todos imptimirão o volume de jogo ideal para alcanca o seu objetivo (Oliveira, 2006).
O método de planejamento atual nas equipes que trabalha é o seguinte: de acordo com as características dos atletas do grupo, o trabalho tem que em cima de situações que possam ser solicitadas nas partidas, como posicionamento, compactação, marcação, etc. A equipe é treinada desde a primeira sessão para que as posições desempenhem funções que futuramente executarão e todos os tipos de treino, inclusive os de caráter físico são realizados com bola. A pré-temporada, ou período preparatório, que é a época que antecede o início da competição, é uma das grandes brigas de treinadores pela falta de organização no calendário brasileiro, que o tempo é curto e inadequado para se preparar o atleta, até porque muitas das equipes iniciam os macrociclos com sessões de treinamento físico, com o volume sendo maior que a intensidade no início, com atividades gerais, e com o passar do tempo isto vai se especificando, ou seja, a intensidade vai ultrapassando o volume e depois de certo tempo, os trabalhos físicos vão se diminuindo até entrar na competição e eles servirem de manutençãodos ganhos de condicionamento. As equipes e treinadores reclama do calendario do futebol Brasileiro, A falta de organização, tempo limitado para preparação física, técnica e tática das equipes de futebol. 
           
CONCLUSÃO
Após a realização deste trabalho, podemos concluir que este permitiu-nos saber muito mais sobre o futebol brasileiro e mundial, e o mais importante ainda, o objetivo, o qual consistia em compreender o Futebol e de onde surgiu este fenômeno. Podemos concluir ainda, é importante conhecer um pouco mais sobre o desporto, particularmente enquanto espetáculo de massas porque, como todos temos noção, o Futebol influencia tudo e todos, É um meio de fazer passar mensagens, de tentar consciencializar e de mostrar que a agregação faz a força e que a força é fundamental para ultrapassar obstáculos que a todos dizem respeito. Tal como outros eventos, reúne culturas, isto é, diversidade de línguas, diferentes maneiras de pensar, distintas tradições e costumes. Os princípios de treinamento é importantes para qualquer esporte que o individuo este participando, cada um desse principios tem sua individualidade e sua particularidade tem que ser escutado de acordo com cada esporte. Nos dias atuais é impossível qualquer tipo de esporte consegui montar sua planilha de treinamento se não for através dos principios de treinamentos.


REFERÊNCIAS
BARBANTI, V. Esporte e Atividade Física: Interação Entre Rendimento e Qualidade de Vida. São Paulo: Manole, 2002.
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AGRADECIMENTOS

Para Deus, o criador supremo de todas as coisas será agradecimento sincero deste trabalho.

Aos meus pais Carlito e Adriana, pelo amor e também por ensinarem o que existe de melhor em mim.

A minha Esposa Telma e minha filha Ingrid pelos eternos incentivos.

Também não poderia deixar de mencionar, os maus irmãos Idailson, Carlos Alberto, Reginaldo, Irani, Marny, Marly, Jailson, Adailton e Ivo auxilio para o meu desenvolvimento intelectual e pessoal.

E por fim meus professores e colegas por apoiarem a minha jornada tão decisiva para a minha vida profissional.

   

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